sábado, 26 de abril de 2008

A LEGENDA DE SANTA VITÓRIA E O PAGANISMO


LA LEGENDA DI SANTA VITTORIA ED IL PAGANESISMO

Na hagiografia cristã, a figura do dragão aparece no século IX, como um símbolo do paganismo. É isto que representa por exemplo a imagem e lenda de S. Jorge: um cavaleiro cristão livrando uma cidade do paganismo - o dragão. É a mesma simbologia que aparece na legenda de Santa Vitória. Na baixa idade média, o cristianismo ainda era uma religião urbana, ou seja uma religião implantada nas cidades, enquanto no interior durante muito tempo continuaram a serem venerados antigos deuses pagãos. A este paganismo residual os cristão associavam a imagem de uma serpente. A palavra "draco" para os romanos significava uma serpente muito grande. Da serpente ao dragão foi um passo. Outro fato interessante a notar é que o "hálito pestilento" do dragão pode estar relacionado com uma epidemia que, historicamente comprovada, afligia o território sabino naquela época.

Nella agiografia cristiana, la figura del drago compare nel secolo IX, come simbolo del paganesimo. È questo che rappresenta, per esempio, l’immagine e la leggenda di San Giorgio: un cavaliere cristiano che libera una città del paganesimo - il drago. È la stessa simbologia che compare nella leggenda di Santa Vittoria. Nell’basso medievo, il cristianesimo ancora era una religione urbana, una religione impiantata nelle città, mentre nell’campagna durante molto tempo avevano continuato ad essere venerati i vecchi dei pagani. Con questo paganesimo residuo i cristiani hanno associato l’immagine di una serpente. La parola "draco" per i romani aveva il significato di una serpente molto grande. Della serpente al drago c’era un punto. Un altro fatto interessante da notare è che "il alito pestilento" del drago può essere riferito con un’epidemia che, historicamente provato, ha afflitto il territorio sabino a quel tempo.

Na época do paganismo, a principal deusa dos sabinos era "Vacuna". Uma divindade dos campos e da natureza e também associada como personificação da ‘vitória’. De origem grega, era representada como uma jovem alada, como se pode ver na célebre Vitória de Samotrácia no museu do Louvre em Paris. Em Roma tinha um templo no Palatino e no senado romano, até o ano 38 d.C. um altar com estátua de ouro, diante da qual todos senadores deviam jurar fidelidade.

Ai tempi del paganesimo, la principale dea dei sabini era "Vacuna". Una divinita dei campi e della natura ed anche consociata come personificazione della "vittoria". Di origine greca, era rappresentata come una giovane alata, come si pó vedere nella celebre statua La Vittoria di Samotracia, nel museo del Louvre a Parigi. A Roma ha avuto un tempio nel Palatino ed fino a 38 d.C. nel senato romano, un altare con statua d’oro, davanti a quale tutti i senatori dovevano giurare fedeltà.

Outra deusa venerada especialmente na cidade de Trebula Mutuesca era "Feronea". Protetora de tudo aquilo que surgisse do solo, estavam sob sua guarda as fontes de água. Tinha ainda a propriedade de curar os enfermos, conforme pode ser comprovado pelo grande número de ex-votos anatômicos encontrados no canteiro arqueológico situado na praça em frente da igreja Santa Vitória, hoje no museu de Monteleone Sabino.

Un’altra dèa venerate particolarmente nella città di Trebula Mutuesca era "Feronea". Protettrice di tutte cose qui sorse della terra, erano sotto la sua guardia le fonti d’acqua. Aveva la proprietà di curare i ammalati, come può essere dimostrato dal grande numero di voti anatomici trovati nel sito archeologico della piazza davanti la chiesa, oggi nel museo di Monteleone Sabino.

Então, a legenda de Santa Vitória – a cura do "hálito pestífero" do dragão, a fonte de água que surge no local de martírio e talvez até mesmo o nome Vitória - pode ter origem nestas crenças pagãs.

Allora, la leggenda di Santa Vittoria – la cura del "alito pestífero" del drago, la fonte d'acqua che sórse nel posto di martirio ed anche il nome Vittoria - può avere origine di questi credenze pagani.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Felício.

Parabéns pelo Blog. Está maravilhos.
Estou encaminhando para meus contatos.
Ah, e não esquece que tens um compromisso comigo, de apresentar esse trabalho na nossa Câmara de Vereadores.

Abraços

Alencar