domingo, 4 de maio de 2008

OS ITALIANOS EM SANTA VITÓRIA

I ITALIANI A SANTA VITÓRIA

Colonizada inicialmente por portugueses, um década após sua fundação já aqui apareciam os primeiros imigrantes italianos – os gringos como ficaram conhecidos pelos então moradores. O primeiro "gringo" aqui chegou nos idos de 1869, vindo de Montevidéo e estabelecendo-se como comerciante, o Sr. Antônio Rotta.

Colonizzata inizialmente per portoghesi, una decade dopo sua fondazione già arrivavamo qui i primi immigranti italiani – il gringo come erano conosciuti allora. Il Sig. Antonio Rotta, fu il primo "gringo" arrivato in 1869, venuto di Montevideo e se estabilendo qua come commerciante.

Em 14 de janeiro de 1879 era fundada a "Società di Benevolenza Italiana" ou "Società de Mutuo Soscorso", como uma entidade de apoio aos aventureiros que aqui aportavam para "fazer a América". O prédio desta entidade ainda existe e pertence ao governo italiano. Infelizmente em lastimável estado de quase ruínas.

Il 14 gennaio 1870 era fondada la "Società di Benevolenza Italiana" o "Società di Mutuo Soccorso", come entità de aiuto ai aventurieri che qui arrivavano "per fare l’America". Il palazzo ancora esiste e appartiene al stato italiano. Sfortunatamente oggi pressoché rovine.


Aqui chegavam como mascates e em pouco tempo, os mais afortunados, transformaram-se em prósperos comerciantes e proprietários de fazendas. Hoje corre sangue italiano nas veias de quase metade dos "mergulhões". Entre as principais famílias de descendência italiana, com respectiva origem, podemos citar:

Os Rotta / Leonetti / Flório / Piraine / Maximila / Donatto / Magnoni procedentes de Pedace, Cosenza (na Calábria) - local de origem da maioria das famílias chegadas a Santa Vitória.

Os Valli procedentes de Cremona

Os Rossumano de Avelino, na Campania

Os Guiudizzi de San Cristoforo, Salerno

Os Frigerio de Sanpierdarena, Liguria

Os Florio de Consenza

Os Cogno de Mantova

Os Spotorno de Finalmarina, Genova

Os Plastina da Calábria

Os Petruzzi de San Benedetto Ullano, Cosenza

Qui arrivavano come "ambulanti" ed fra poco, i piu fortunati, diventavano prosperosi commercianti e proprietari terrieri. Oggi il sangue italiano corre nelle vene della metà dei "mergulhões". Fra le principali famiglie, con l'origine rispettiva, si può citare:

I Rotta / Leonetti / Flório / Piraine / Maximila / Donatto / Magnoni provenuti de Pedace, Cosenza - luogo d’origine della maggioranza delle famiglie qui arrivati.

I Valli provenuti di Cremona

I Rossumano di Avelino, Campania

I Guiudizzi di San Cristoforo, Salerno

I Frigerio di Sanpierdarena, Liguria

I Florio di Consenza

I Cogno di Mantova

I Spotorno di Finalmarina, Genova
I Plastina di Calábria

I Petruzzi di San Benedetto Ullano, Cosenza

11 comentários:

soraya disse...

meu avô domenico vespasiani nascido em 1864 casado com gioconda bellini veio de campania eu queria saber filiação do meu avô ... em e...gemeo do meu pai pietro vespasiani nascido em pescorocchiano em 1895 gemeo que moorreu na italia com 5 anos em pescorocchiano. meu pai pietro vespasiani morreu no BRASIL em 1980.obrigada.

Gustavo Nicoletti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guacira disse...

Gostei muito da sua página. É muito importante termos esse tipo de informação. Só nao posso concordar com o comentário infeliz do Gustavo. Essa informação de que os italianos que vieram para Santa Vitória foi feita de forma irresponsável por um "escritor" em sua publicação ,onde a pessoa que prefaciou o livro aconselha que esse tema seja investigado. Não acredito nessa hipótese que até hoje não foi comprovada. Temos contato com os parentes em Pedace e todos afirmam que os italianos saíram de lá em busca de uma vida melhor, fugindo das condições de miséria daquela época. Outra coisa, não tenho certeza, mas me parece que o governo não tomou o prédio, ele foi doado pelos imigrantes ao governo italiano. Em conversa com o "escritor", o mesmo me disse que em seu livro cita que os italianos eram oriundos das máfia embasado em um livro de autoria de um policial federal argentino, que por sua vez faz referência a um empresário de Nápoles. que por suposição poderia ter ligação com a Máfia. Daí surge uma afirmação que vai se tornando verdade por gerações. Tudo isso sem fundamentação.Já vi também no site Rio Grande Virtual essa mesma informação e nossas crianças estão pegando esse tipo de informação, que além da possibilidade de ser uma grande mentira, faz uma tremenda injustiça com a comunidade italiana que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Santa Vitória do Palmar Me provem que eram mafiosos e eu darei a mão a palmatória. Jornalista Guacira Maximilla dos Santos (Massimilla com muito orgulho)

Anônimo disse...

Guacira, também não acho certo esta idéia dos imigrantes vindos para Santa Vitoria serem Mafiosos, escrevi no meu texto como uma historia que cresci escutando como uma lenda, mas realmente não acredito nisto.Acho que muito desta "crença" se prolongou porque nossos antepassados imigrantes eram vindos em sua maioria do Sul da Italia (sicilianos ,calabreses e napolitanos, diferentemente do resto do nosso estado e Pais que recebeu uma grande imigração vinda do Norte da Italia, como sempre soube-se que as grande Mafias italianas eram no Sul da Italia, tinha aquela brincadeira que tu dizias que teu avo ou Bisavo era Siciliano ou Calabrese ou Napolitano e falavam :
- Há era Mafioso !
E isso foi passando e pegando força e muita gente acredita mesmo nisto. Eu sei pela minha familia que veio da Sicilia que eles vieram sim por necessidade, mesmo porque se fossem Mafiosos não iriam sair da Italia e vir para o Brasil num navio a vapor em terceira classe em condições sub humanas certo ? Acho que é isso. Abraço !

Anônimo disse...

Guacira, também não acho certo esta idéia dos imigrantes vindos para Santa Vitoria serem Mafiosos, escrevi no meu texto como uma historia que cresci escutando como uma lenda, mas realmente não acredito nisto.Acho que muito desta "crença" se prolongou porque nossos antepassados imigrantes eram vindos em sua maioria do Sul da Italia (sicilianos ,calabreses e napolitanos, diferentemente do resto do nosso estado e Pais que recebeu uma grande imigração vinda do Norte da Italia, como sempre soube-se que as grande Mafias italianas eram no Sul da Italia, tinha aquela brincadeira que tu dizias que teu avo ou Bisavo era Siciliano ou Calabrese ou Napolitano e falavam :
- Há era Mafioso !
E isso foi passando e pegando força e muita gente acredita mesmo nisto. Eu sei pela minha familia que veio da Sicilia que eles vieram sim por necessidade, mesmo porque se fossem Mafiosos não iriam sair da Italia e vir para o Brasil num navio a vapor em terceira classe em condições sub humanas certo ? Acho que é isso. Abraço !

Gustavo Nicoletti

Rosa disse...

Onde consigo uma medália de santa vitória?

ViH disse...

Oi! realmente muito legal e importante todas as informações no blog. Meu trisavô italiano Carlos Grandi também se estabeleceu em Santa Vitória do Palmar, no entanto não encontro informações a respeito dele. Encontrei algumas informações com o professor Homero. Você por acaso não teria informações referente a família Grandi?

Desde já agradeço!

Abraço,

Vívian Viana

carla brundo disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber se alguem de Santa Vitória do Palmr, conheceu meu avô Carlos Susini Brundo, ele foi delegado ai em Santa Vitória. Preciso descobrir de qual cidade da itália veio o pai dele , Luis Pugliese Brundo.
Obrigada
Carla Brundo

Thainá Cecere disse...

Meu trisavô italiano chegou em Santa Vitória e se estabeleceu em Rio Grande. Gostaria de saber onde consigo encontrar lista de nomes de imigrantes que desembarcaram, e a lista de passageiros dos navios.

Márcio Corrêa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Corrêa disse...

Thainá, você consegue fazer essa pesquisa na plataforma dos mórmons, o Family Search. Lá eu consegui traçar os desembarques da minha família pelo lado dos Cava. Sou historiador e estou fazendo esse mapeamento genealógico das familias italianas em svp, encontrei diversos registros de nascimento e casamento. Faço pesquisa também em outras plataformas disponibilizadas pelo governo italiano.

Uma curiosidade é que pelas pesquisas que fiz boa parte dessa comunidade só começou a "cruzar" com outras em svp (como os açorianos originais) a partir da década de 1930. Antes disso só cruzavam entre eles, repetindo um fenômeno que já era local em seu lugar de origem.

Muitas dessas famílias de Pedace como os Piraine, Donato, Cava, Leonetti, Nicoletti entre outras já eram intimamente cruzadas na Itália e continuaram a "prática" em Santa Vitória do Palmar, ao ponto que eu possuo várias delas por ambos os lados do meu tronco familiar; al fin e al capo todas no fundo possuem íntimo parentesco. Espero ter ajudado!